quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Resenha: Rolling Stones – From The Vault - Hampton Coliseum – Live in 1981



Saiu na última semana o novo DVD e Blu-Ray dos Rolling Stones, From The Vault - Hampton Coliseum – Live in 1981, que trás os Stones se apresentando em Hampton, Virgínia, em dezembro de 1981, pela turnê de divulgação do disco Tatto You. A turnê arrecadou mais de 50 milhões de dólares em ingressos vendidos, marcando a passagem da banda para os grandes estádios e as mega produções.
A apresentação que está chegando agora para o grande público, já circula na internet há bastante tempo, mas com baixa qualidade de som e imagem. Seguindo a tradição dos últimos anos, de lançar apresentações que circulam na rede com uma produção mais digna, os Rolling Stones lançam este incrível concerto com ótima qualidade de áudio e vídeo. A energia do grupo é contagiante, e eles estão em grande forma. Keith, o guitarrista, tinha acabado de se livrar do vício em heroína, e o álbum Tatto You estava sendo um grande sucesso de vendas e crítica. Infelizmente, após a perna européia desta turnê, em 1982, a banda ficaria sete anos sem se apresentar, graças às divergências que ocorriam entre os Glimmer Twins (Mick e Keith), mas isto é história para outra ocasião.
O DVD/Blu-Ray começa mostrando os Stones no camarim, pouco antes de entrar no palco. Clima super descontraído, várias brincadeiras entre os integrantes, equipe técnica, família e convidados, vale a pena conferir quem é fã de carteirinha e quem não é. Começamos com “"Under My Thumb", do álbum Aftermath. Clássico e ótima canção que ao vivo tem uma pegada muito mais rápida do que a versão de estúdio. Em seguida temos "When the Whip Comes Down", que não deixa o espectador ficar sem bater os pés no chão. Eles já mostram neste começo de show que o público não vai ficar parado. "Let's Spend the Night Together" é a próxima, outra grande faixa da época que Brian Jones fazia parte do quinteto. "Shattered" é outra música bastante animada, característica da banda, mostrando a diversão que os integrantes estavam tendo no Hampton Coliseum.



"Neighbours" e "Black Limousine" são as primeiras do disco Tatto You que aparecem no set list. "Just My Imagination” surge como primeiro cover da noite, originalmente feita pelo grupo de soul The Temptations. Aqui ela tem uma roupagem muito legal feita pelos ingleses liderados por Mick Jagger. Ótima faixa. Mais dois covers vem em seguida, "Twenty Flight Rock”, de Eddie Cochran, e "Going to a Go-Go", gravada por The Miracles. A próxima é “Let Me Go”, música bastante frenética, que leva Jagger dar um “role” pela platéia enquanto canta. Hora de mais um cover, esse dos anos sessenta do catálogo da banda, "Time Is on My Side", canção mais lenta, que foi escrita por Jerry Ragovoy.
"Beast of Burden" aparece no set e é executada de forma primorosa. Clássico dos Stones do álbum Some Girls. Neste show, quem faz um primoroso solo de saxofone é Ernie Watts, dando um toque a mais para a canção. Outra música do disco Tatto You que agora aparece é a reggae "Waiting on a Friend", com Mick no violão, terno azul e chapéu estilo panamense. Falando do vocalista, neste DVD/Blu-Ray ele está fantástico. Correndo para todos os lados do enorme palco montado no Hampton Coliseum, interagindo de forma frenética com a platéia, ele mostra por que é um dos grandes front mans da história do rock, mesmo fazendo algumas dançinhas, que na minha humilde opinião, são ridículas.



"Let It Bleed" surge na sequencia, do disco que tem o mesmo nome que a música, e da formação mais importante do grupo, com Mick Taylor na guitarra. Um dos pontos mais altos vem em seguida, "You Can't Always Get What You Want", com a platéia cantando o refrão junto com a banda, e Jagger e Ronnie nos andaimes laterais, subindo até as alturas. Mick apresenta os companheiros, e puxa um divertido parabéns para o monstro Keith Richards. A lenda neste dia estava completando 38 anos, que em seguida canta "Little T&A." Do disco Exile on Main St.vem a espetacular "Tumbling Dice" , com Bob Keys no saxfone, outro ponto alto da noite, com o quinteto em ótima forma. "She's So Cold" e "Hang Fire" aparecem em seguida, antes da dançante “Miss You,” que termina de forma super animada à primeira parte do show.

Para o primeiro bis só temos clássicos dos Stones, com "Honky Tonk Women," "Brown Sugar," "Start Me Up," e para encerrar, uma dos maiores hinos do hard rock já escrito, "Jumpin' Jack Flash," com Mick em cima de um andaime gigante, percorrendo todo o Hampton Coliseum, como sempre animando geral a galera. A banda lá em baixo também não deixa a peteca cair. Para o segundo bis, o riff inconfundível de "(I Can't Get No) Satisfaction" surge, com Jagger vestindo uma capa com as bandeiras da Inglaterra e dos Estados Unidos estampadas, e balões coloridos voando por todo o local. Logo no começo uma cena um tanto que inusitada. Um fã aparece correndo no palco. Keith sem saber o que fazer pega a sua guitarra em posição de bastão de beisebol e acerta o cara, em seguida ele coloca o instrumento de volta na posição certa, e continua tocando, como se nada tivesse acontecido, muito engraçado, vale a pena ver. O show se encerra em grande estilo, com uma lista de músicas bastante variada, a banda em grande espírito, e o público em alto astral. Vale a pena o investimento.  

Faixas:
01. Under My Thumb
02. When the Whip Comes Down
03. Let's Spend the Night Together
04. Shattered
05. Neighbours
06. Black Limousine
07. Just My Imagination (Running Away with Me)
08. Twenty Flight Rock
09. Going to a Go-Go
10. Let Me Go
11. Time Is on My Side
12. Beast of Burden
13. Waiting on a Friend
14. Let It Bleed
15. You Can't Always Get What You Want
16. Band Introductions
17. Little T&A
18. Tumbling Dice
19. She's So Cold
20. Hang Fire
21. Miss You
22. Honky Tonk Women
23. Brown Sugar
24. Start Me Up
25. Jumpin' Jack Flash
26. (I Can't Get No) Satisfaction

Formação:
Mick Jagger (vocais/guitarra)
Keith Richards (guitarra/vocais)
Ronnie Wood (guitarra/vocais de apoio)
Bill Wyman (baixo)
Charlie Watts (bateria)
Ian Stewart (piano)
Ian McLagan (teclado/vocais de apoio)
Ernie Watts (saxofone)
Bobby Keys (safoxone) 


Nenhum comentário:

Postar um comentário