quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Resenha: Guns N' Roses - GN'R Lies



Após o mega sucesso do primeiro disco, Appetite For Destruction (1987), e o clipe de “Sweet Child O’ Mine” tocar exaustivamente na MTV, o Guns N’ Roses era a maior banda do planeta. O álbum atingiu vários recordes mundo a fora, tornando-se o de estreia que mais vendeu na historia. Infelizmente para muitos, esse é ponto que marca o começo do fim da banda de Axl e companhia (mas isso é outra história).

Aproveitando a galinha dos ovos dourados, a gravadora Geffen Records não perdeu tempo para lançar mais um disco. O segundo, GN’R Lies, ou apenas Lies, foi lançado no final de 1988. Ele conta com oito músicas, sendo apenas quatro inéditas. As quatro primeiras fazem parte do EP Live ?!*@ Like a Suicide (1986), primeiro lançamento oficial da banda. As quatro que vem em sequencia são faixas acústicas, e inéditas. Esse é ultimo registro de estúdio do baterista Steven Adler, que viria a ser demitido em 1990, durante as gravações dos Illusions, por problemas com drogas.



O primeiro lado mostra uma banda em começo de gestação, crua, mas raivosa. As quatro primeiras faixas são registros quase ao vivo. Elas foram gravadas ao vivo, mas o som ambiente do público foi adicionado depois. Para começar, “Reckless Life”, música escrita pelo conjunto, mas nunca lançada em nenhum disco de estúdio. Misturando punk com hard rock, guitarras poderosas da dupla Izzy e Slash, com um vocal visceral de Axl. A seguir vem o cover dos australianos do Rose Tatoo, “Nice Boys”. Bem ao estilo AC/DC de se fazer música, esta versão é uma das melhores do CD. Infelizmente este é um cover que nunca ganhou a devida gravação pelo quinteto, por que soa de maneira incrível na voz de Mr. Rose. "Move To The City" vem em seguida, sem deixar o ouvinte ficar parado. Faixa que mostra bem a influência dos Rolling Stones, e também nunca lançada em um álbum de estúdio. Outra grande influencia o Aerosmith, é representado aqui com “Mama Kin”, e fecha a primeira parte com categoria.

A segunda parte, toda feita acusticamente, é a grande novidade. “Patience” é a mais conhecida e um dos grandes hits da carreira do Guns. O clipe na época foi um grande sucesso na MTV. A banda tem uma capacidade de produzir boas baladas como nenhuma outra, e esta faixa é um grande exemplo disso.  “Used To Love Her” vem em seguida com uma pegada bem “Dead Flowers” dos Rolling Stones. Talvez a mais animada desta parte acústica. A versão elétrica e mais rápida de "You're Crazy", que esta no primeiro disco é fantástica, e aqui ela recebe uma versão de primeira linha. Vocal, violões, baixo e bateria em sintonia.



Para fechar, a música mais polêmica do projeto e da historia do Guns N’ Roses. “One In A Million” traz Axl Rose disparando raivosamente contra negros, gays, policiais e imigrantes. Os termos “niggers” e “faggots”, que são usados de forma pejorativa contra homossexuais e negros, gerou um alvoroço grande na época. A banda foi fortemente acusada de racismo (algo curioso, já que a mãe de Slash é negra). O grande “x” da questão é a polêmica que a faixa tinha a chance de gerar. É muito difícil que uma gravadora do porte da Geffen poderia deixar expressões tão fortes passarem despercebidas, mas naquela época controvérsia vendia. O mal estar que foi gerado pela faixa foi tão grande, que ela foi executada apenas uma vez, durante um show no CBGB’s, em outubro de 1987, antes do lançamento de Lies. A faixa em si é muito boa, acelerada, com instrumental muito bem feito pela banda.  

GN’R Lies é um bom trabalho, que tinha como propósito manter o Guns em primeiro lugar no topo das paradas e alavancar ainda mais as vendas de Appetite. As canções são muito boas, e mostram diferentes fases da banda, desde daquela em inicio de formação, até os consagrados pelo sucesso.

Faixas:

01. Reckless Life
02. Nice Boys (cover Rose Tattoo)
03. Move To The City
04. Mama Kin (cover Aerosmith)
05. Patience
06. Used To Love Her
07. You're Crazy (versão acústica)
08. One in a Million

Formação:
W. Axl Rose (vocais/piano em “One In A Million”)
Slash (guitarra principal/violão nas faixas 5-8)
Izzy Stradlin (guitarra rítmica/violão nas faixas 5-8/vocais de apoio)
Duff McKagan (baixo/violão em “Patience” e “One In A Million/vocais de apoio)
Steven Adler (bateria/vocais de apoio em “Patience”)


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