quarta-feira, 4 de março de 2015

De La Tierra e Mastodon anunciados para o Rock In Rio


O Rock In Rio ontem anunciou mais duas atrações. Primeiro o super grupo formado por Andreas Kisser, Maná, A.N.I.M.A.L. e Los Fabulosos Cadillacs. A segunda banda é o Mastodon. As duas atrações se juntam a Metallica, Queen, Faith No More, Slipknot e Queens Of The Stone Age. Mais informações sobre o festival clicando aqui.

Vanilla Fudge deu direção ao Led Zeppelin


O líder do Vanilla Fudge Mark Stein disse para Broward/Palm Beach New Times que o grupo deu várias dicas para o Led Zeppelin no final dos anos sessenta. “No começo eles abriram para a gente, por isso ficamos bem próximos. Eles estavam aprendendo com o Vanilla. Eu me lembro de sugerir para o Robert Plant se movimentar mais no palco e que o Jimmy Page comprasse amplificadores maiores,” declarou o Mark.

David Gilmour anuncia turnê na Europa


O guitarrista do Pink Floyd David Gilmour anunciou uma pequena turnê em solo europeu no mês de setembro. As datas são para a divulgação do próximo disco do músico, que deve sair em setembro e ainda não tem nome. Abaixo as datas:

Sep 12: Croatia – Pula, Arena Pula         
Sep 14: Italy – Verona, Verona Arena
Sep 15: Italy – Florence, Teatro Le Mulina
Sep 17: France - Orange, Theatre Antique  
Sep 19: Germany - Oberhausen, Konig-Pilsener-Arena
Sep 23: UK - London, Royal Albert Hall
Sep 24: UK - London, Royal Albert Hall

Sep 25: UK - London, Royal Albert Hall

Thunder and Lightning do Thin Lizzy completa hoje 32 anos


No dia 04 de março de 1983 o Thin Lizzy lançava o seu último registro de estúdio, Thunder and Lightning. O guitarrista John Sykes foi contratado para substituir Snowy White, e ajudou a dar um som mais pesado para o disco, principalmente na faixa “Cold Sweat”. Uma turnê de despedida seguiu o lançamento do disco, e três anos depois o líder, vocalista e baixista do Lizzy, Phil Lynott, faleceu.

"Thunder and Lightning" 
"This Is the One" 
"The Sun Goes Down" 
"The Holy War" 
"Cold Sweat" 
"Someday She Is Going to Hit Back" 
"Baby Please Don’t Go"
"Bad Habits" 
"Heart Attack"  

O baixista Jason Newsted completa hoje 52 anos


Jason Curtis Newsted nasceu no dia 04 de março, 1963, e completa hoje 52 anos. Natural do Estado de Michigan, Estados Unidos, o cara se juntou ao Metallica em 1986, após a morte do baixista Cliff Burton. Permaneceu na banda até 2001, quando preferiu se dedicar a outros projetos, como o Echobrain. Chegou a tocar com Ozzy Osbourne e integrar a banda Voivod. Atualmente toca baixo e canta no grupo Newsted. 

O baixista do Yes Chris Squire completa hoje 67 anos


Christopher Russell Edward "Chris" Squire, baixista do Yes apaga mais uma vez as velinhas. O cara nasceu no dia 04 de março, em 1948, e é natural de Londres, Inglaterra. Por volta de 1969 ele fundou o grupo de rock progressivo Yes. É o único membro da banda que aparece em todos os discos. Seu baixo, o modelo Rickenbacker 4001 é uma de suas marcas registradas. 

terça-feira, 3 de março de 2015

Revelada capa do novo disco do Faith No More


Sol Invictus, o novo disco de inéditas do Faith No More é o primeiro lançamento dos caras desde 1997 e chega às lojas no dia 19 de maio. Acima você pode conferir a capa do projeto e abaixo o último single divulgado pela banda, “Superhero”. 

Metallica vai relançar cassete No Life ’til Leather


Os garotos do Metallica resolveram voltar no tempo. O famoso cassete com demos da banda, No Life ’til Leather será relançando em uma edição limitada.  O cassete contém a primeira formação da banda, com Dave Mustaine na guitarra e Ron McGovney no baixo, além de Lars Ulrich e James Hetfield. “Hit The Lights”, “Seek & Destroy”, “Metal Militia” e “Phantom Lord”, são as canções que compõe o projeto. O lançamento acontece no dia 18 de abril. 

Van Halen confirma lançamento de disco ao vivo


O Van Halen confirmou o lançamento do primeiro álbum ao vivo com o vocalista David Lee Roth. Tokyo Dome Live in Concert foi gravado em Tóquio, Japão, no dia 21 de junho de 2013, durante a turnê de divulgação do disco A Different Kind of Truth. O novo lançamento da banda deve chegar às lojas dia 31 de março em CD duplo, quatro vinis, e em formatos digitais. Confira duas faixas do novo projeto dos irmãos Van Halen nesse link.

Master Of Puppets do Metallica era lançado há 29 anos


No dia 03 de março de 1986, o Metallica lançava pela Elektra Records uma joia do trash metal, Master Of Puppets. O terceiro registro de estúdio da banda é o último com a participação do baixista Cliff Burton, que faleceu durante a turnê de divulgação do álbum. É considerado por diversos fãs como o melhor disco do Metallica.

1.Battery 
2.Master Of Puppets 
3.Welcome Home (Sanitarium) 
4.The Thing That Should Not Be 
5.Disposable Heroes 
6.Leper Messiah 
7.Orion 
8.Damage, Inc. 

O guitarrista Snowy White completa hoje 67 anos


O guitarrista inglês Snowy White faz aniversário hoje. Natural de Devon Inglaterra, ele nasceu no dia 03 de março, em 1948. Ficou mais conhecido no cenário musical após fazer parte do Thin Lizzy, entre 1980 e 1982, e por acompanhar o Pink Floyd nas turnês do disco Animals e The Wall. Também fez parte da banda solo do baixista Roger Waters. White também tem uma carreira solo, com alguns lançamentos e algumas parcerias. 

segunda-feira, 2 de março de 2015

Resenha: Mark Blake – Nos Bastidores do Pink Floyd


Roger Waters, David Gilmour, Richard Wright e Nick Mason formaram uma das bandas mais importantes da história do rock. Com um som progressivo e inovador, além de álbuns que venderam milhões de cópias, o Pink Floyd reformulou a palavra sucesso. O livro do jornalista Mark Blake - que passou por publicações como a Q e a Mojo – vai fundo na historia do grupo inglês que surgiu na década de 60 e até hoje é uma das maiores referências do mundo da música.

Sua história começa como a de diversas outras de seu tempo. Vários adolescentes com hormônios a mil, em um país pós-guerra, e que de um dia para o outro descobriram o blues, Elvis e o rock. O escritor dedica uma parte legal do livro para apresentar todos os integrantes do Floyd e suas origens. A banda no começo, apresentada originalmente como The Pink Floyd Sound, fundia um rock totalmente espacial e psicodélico, graças ao guitarrista e vocalista Syd Barrett, que adorava experimentar sons, além de drogas (principalmente maconha e ácido). Barrett tem um papel muito importante no começo do Pink Floyd, e o livro não deixa de registrar de maneira ímpar. Após a sua saída no final da década de 1960 – sendo substituído pelo guitarrista David Gilmour – Syd se entrega gradativamente as drogas e para um mundo só dele, se distanciando de todos e de todo o seu talento musical.


A fase mais bem sucedida do grupo, entre o começo das décadas de 1970 e 1980, com a gravação dos clássicos The Dark Side of the Moon e The Wall, são a parte mais rica do livro. Com depoimentos de pessoas do círculo do Floyd, além de depoimentos dos integrantes do quarteto, coletados durante alguns anos, a obra nós leva direto aos estúdios de gravação. Dark Side vendeu mais de 40 milhões de cópias, ficando 1094 semanas seguidas no Top 200 da Billboard. O disco é uma joia que foi lapidada por Waters, Gilmour, Wright e Manson, e se tornou um dos melhores discos de música já produzidos na história. Nos Bastidores do Pink Floyd mostra que durante a gravação do álbum, o baixista Roger Waters já dominava o ambiente como a força que movia a criação das músicas.

Mark escreve sobre a “tirania” de Waters, e passa para o leitor o lado difícil e perturbado do músico. Sua obra prima, The Wall, é um dos pontos principais da carreira do Floyd, mas também de ruptura entre os integrantes e Roger. O livro conta com detalhes as desavenças entre o baixista e o guitarrista David Gilmour, que resultou no “fim” da banda em 1982, após o lançamento de The Final Cut, álbum que seria lançado como disco solo de Waters, mas como o quarteto tinha contrato com a gravadora, saiu como um disco do Pink Floyd.


As desavenças com o guitarrista e os demais membros resultaram em sua saída do grupo. O livro relata como foi o período de reestruturação da banda, que agora contava apenas com David, Nick e Richard, e que resultou em mais dois discos de estúdio, e shows que lotaram estádios e arenas por todo o mundo. A batalha de Roger para impedir que o grupo prosseguisse com o nome Pink Floyd também é relatada, além da troca de farpas na imprensa entre os integrantes e seu antigo baixista. A carreira solo de Waters tem espaço, com detalhes sobre os irregulares discos de estúdio, assim como o grandioso show em Berlim em 1990 após a queda do muro.


O livro é excelente e vale a leitura para os amantes de música e principalmente para os fãs do quarteto. Apesar de mostrar um Roger Waters “ditador”, o autor mostra o comportamento muitas vezes irregular dos demais membros da banda, não apenas demonizando o baixista. Com uma escrita objetiva, rica, e de fácil leitura, Blake em quase 450 páginas passa a limpo a saga do Pink Floyd, esclarecendo alguns mitos, e reforçando outros. Vale a leitura e o investimento. 


Nota do Blog: As fotos foram retiradas da internet e são meramente ilustrativas.

Yes vai lançar pacote com shows ao vivo


O Yes vai lançar um Box com 14 discos que vão incluir sete apresentações do grupo em 1972. Progeny: Seven Shows From Seventy-Two será lançado dia 4 de maio. Uma versão, com apenas dois discos, com os melhores momentos do Box original, também será lançado nessa data. 

Ingressos para os shows do Grateful Dead estão sendo vendidos por mais de R$ 20.000


Os shows de reunião do Grateful Dead, que vão ocorrer no Soldier Field, em Chicago, entre os dias 3 e 5 de julho, estão valendo uma nota preta entre os cambistas. Os ingressos no mercado negro estão saindo por volta de $10.000, mais do que R$ 20.000, pelos três dias de shows. A banda nessa data vai comemorar os seus 50 anos e provavelmente devem ser os últimos shows da carreira do grupo.

Jon Bon Jovi completa hoje 53 anos de vida


O cantor, compositor, ator, filantropo e produtor (ufa acabou! Quantas ocupações desse rapaz hein?!) John Francis Bongiovi, mas conhecido como Jon Bon Jovi, completa hoje 53 anos. Descendentes de italianos, Jon nasceu no dia 2 de março, 1962, em Nova Jérsei, Estados Unidos. Formou o Bon Jovi por volta de 1983, e continua nela até hoje, como principal força. A banda já vendeu mais de 130 milhões de discos por todo o Mundo, sendo considerada uma das principais bandas de rock do planeta. 

O guitarrista Rory Gallagher faria hoje 67 anos


O multi-instrumentista, compositor, e guitarrista de blues Rory Gallagher completaria hoje 67 anos. Natural de Ballyshannon, County Donegal, na Irlanda, nasceu no dia 2 de março, em 1948. Gallagher gravou discos solos durante as décadas de 1970 e 1980, após formar a banda Taste, nos anos sessenta. Ficou conhecido pelas suas performances carismáticas. Vendeu por volta de 30 milhões de discos em todo o globo. Em 1995 sofreu um transplante de fígado, mas faleceu de complicações por causa da cirurgia em junho daquele ano. Tinha 47 anos. 

Lou Reed completaria hoje 73 anos


O cantor, compositor e guitarrista Lou Reed completaria hoje 73 anos. Natural do Brooklyn, Nova Iorque, nasceu no dia 2 de março, em 1942. O músico foi um dos vocais do grupo Velvet Underground, que na época não foi um sucesso comercial, mas influenciou diversas bandas nas décadas seguintes. Em 1972 deixou o Velvet para seguir uma prestigiada carreira solo. Suas músicas serviram de inspiração para diversos jovens, misturando letras com cunho social crítico, drogas, desigualdade social, tudo de uma forma poética ímpar. Faleceu em outubro de 2013, por conta de complicações após um transplante de fígado, feito em maio daquele ano.