quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

Resenha: Aerosmith - Rock for the Rising Sun



Em 2011 o Japão passou por um dos seus piores momentos na história. Um tsunami devastou parte da costa do país e causou um acidente nuclear na usina de Fukushima. Diversas pessoas morreram, muitos perderam familiares, e o Mundo todo ficou devastado com os acontecimentos. O Aerosmith sempre foi uma banda com enorme sucesso no país, desde o primeiro show em 1977. O DVD Rock for the Rising Sun conta a passagem do grupo no final de 2011 para algumas apresentações na ilha nipônica.

A banda passou por várias cidades, como Tokyo, Osaka, e Nagoya, e registrou as melhores apresentações que acabaram fazendo parte deste projeto. Ele incluiu um set de 17 músicas, que passam desde o primeiro álbum da banda, até o período mais comercial, nos anos 1990. Entre as faixas, imagens de bastidores, entrevistas, e momentos de lazer são exibidas, capturando não apenas os shows, mas os momentos íntimos da trupe de Steven Tyler.

Começamos a jornada com Joe Perry deslizando os dedos em “Draw the Line”, do disco com o mesmo nome da canção. Clássico. Em seguida temos “Love in na Elevator”, do álbum Pump, um dos principais trabalhos do quinteto na década de 1990, e que conquistou um novo tipo de público. Música mais comercial, mas que é ótima e não deixa o espectador ficar parado no sofá com o seu refrão pegajoso. “Livin' on the Edge” também é dessa fase mais comercial da banda, com Joe e sua linda guitarra BC Rich. Do disco Permanent Vacation temos “Hangman Jury”. Do espetacular Toys in the Attic temos “No More No More”, um dos principais trabalhos do Aerosmith, e um dos melhores, da época em que eles viviam sobre a influência das drogas.




Do primeiro temos o sucesso “Mama Kin”, música que o vocalista Steven Tyler acreditava que seria um dos pontos mais altos de sua carreira, tatuando-a no braço. Falando no “Demon of Screaming”, ele está imperdível. Correndo de um lado para o outro, dançando, rebolando, brincando com os integrantes, cantando muito bem, o cara é um showman nato. “Monkey on My Back” aparece em seguida com Perry fazendo um belo slide em sua guitarra. Mais uma canção super animada. Na sequência temos o clássico “Toys in the Attic”, uma das melhores músicas do Aerosmith, com o seu refrão inesquecível. Tyler, Perry, Brad e Hamilton deixam o palco para descansar um pouco, ir ao banheiro, tomar uma água, e para o baterista Joe Kramer realizar seu solo de bateria.

O DVD trás entre os sucessos da banda diversas cenas de bastidores, momentos de descontração da banda no Japão, como Joe comprando facas e Tyler comprando roupas, entrevistas com os integrantes, entre outros momentos. Em minha opinião isso é bacana, mas talvez como um material bônus. Eu, o blogueiro, e fã dos caras, gostaria de algumas faixas a mais que foram deixadas de lado do que isso.




As linhas de baixo de Tom Hamilton apresentam um dos principais sucessos do grupo, “Sweet Emotion”. Joe vem dedilhando sua guitarra para um dueto com Steven em “Boogie Man”. O guitarrista também esta com a “macaca” no DVD. Fazendo caretas, tocando para as câmeras, correndo em todas as direções, e trocando de instrumento a cada nova música, Perry mostra por que é um dos principais e mais influentes nomes do rock. De Rocks temos “Rats in the Cellar”. Tyler apresenta “Movin’ Out” como a primeira coisa que ele e Joe Perry escreveram juntos. Mais um sucesso vem ai com Brad Whitford na guitarra principal, “Last Child”. "S.O.S. (Too Bad)" é do segundo trabalho dos caras, Get Your Wings, e não desamina o espectador mais uma vez.

Fechando o DVD temos o hit “Walk This Way”, outra faixa do lendário Toys in the Attic. Steven apresenta todos os integrantes para o público japonês e se despede. Durante os créditos temos imagens do grupo tocado “Train Kept A-Rollin” e um vídeo de um fã acompanhando na guitarra, como forma de homenagem para este sortudo rapaz que conheceu o quinteto. O projeto é muito bom. Apesar de ser uma apresentação de 2011, e ter sido lançado apenas em 2013, ele apresenta uma banda super em forma. É um dos únicos grupos de rock no Mundo que ainda conta com a sua formação clássica, então vale a pena ver. Alguns fãs vão reclamar que algumas músicas mais conhecidas ficaram de fora, como “Dream On”, “Cryin”, “Crazy” e "I Don't Want to Miss a Thing", mas mesmo assim eu recomendo este material.

Músicas:

Draw the Line
Love in an Elevator
Livin' on the Edge
Hangman Jury
No More No More
Mama Kin
Monkey on My Back
Toys in the Attic
Listen to the Thunder
Sweet Emotion
Boogie Man
Rats in the Cellar
Movin' Out
Last Child
S.O.S. (Too Bad)
Walk This Way
Train Kept A-Rollin

Formação:

Steven Tyler (vocal)
Joe Perry (guitarra/vocais de apoio)
Brad Whitford (guitarra/vocais de apoio)
Tom Hamilton (baixo/vocais de apoio)
Joey Kramer (bateria)


Nenhum comentário:

Postar um comentário